O que é?
Miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e a inflamação prejudica a ação de bombeamento do sangue provocando arritmias e insuficiência cardíaca. Seu tempo de duração depende da causa da inflamação e do estado de saúde do paciente. Ela pode levar pelo menos duas semanas para melhorar, alguns casos podem levar meses ou até mesmo causar danos permanentes.
Causas
Mais frequente em homens ela pode ocorrer em qualquer idade. Não há uma causa determinante e normalmente decorre de uma complicação de doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Podem estar associadas a uso de medicamentos, doenças auto-imunes, consumo exagerado de álcool e drogas.
Sintomas
Quadros leves de miocardite podem não apresentar sintomas ou até mesmo ser confundido com sintomas de infecções virais. A recuperação é rápida e a pessoa pode nem saber que teve uma miocardite. Nos casos em que os sintomas são percebidos a pessoa pode sentir dores no peito, arritmias, dificuldades para respirar, inchaço nas pernas, edemas e aumento no tamanho do fígado. Eventualmente pode ocorrer perda de consciência, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, febre, dor de garganta e diarreia.
Tratamento
Repouso e tratamento medicamentoso são as terapias mais comuns para o cuidado com a miocardite. Outras medidas incluem a diminuição da ingestão de sal e líquidos. Quase sempre a recuperação completa não apresenta sequelas, em casos mais extremos é necessário medicamento intravenoso e até mesmo intervenções cirúrgicas como o transplante cardíaco.
Complicações
A redução na capacidade de bombeamento do sangue pode acarretar no surgimento de arritmias cardíacas. Em casos mais complexos pode haver formação de coágulos no coração levando a um acidente vascular cerebral ou infarto.