TESTE PRICK OU DE PUNTURA
O antebraço do paciente é limpo com álcool e são pingadas uma ou duas gotas dos alérgenos a serem testados. Depois, é feita uma picada leve (puntura) no local de cada gota. Se houver reação positiva (vermelhidão, inchaço) na área de alguma daquelas gotas, diz-se que a pessoa é alérgica àquela substância. Esse teste é aplicado na suspeita de alergia alimentar ou inalatória. É um teste seguro, rápido e não causa dor.
TESTE DE CONTATO
Os alérgenos testados são colocados em pequenas câmaras já coladas em uma fita micropore. Essas fitas têm espaço para até 10 alérgenos — e elas são coladas nas costas do paciente por 48 horas. Após esse tempo, as fitas são retiradas. O médico pode pedir que a pessoa passe mais 24 horas sem se expor ao sol. Esse teste é utilizado para verificar a alergia a qualquer substância e pode causar reações intensas.
TESTE INTRADÉRMICO
Com o auxílio de uma seringa de agulha fina, uma amostra do alérgeno é injetada sob a pele. A reação pode ser verificada em poucos minutos ou em até 24 horas. O teste intradérmico pode detectar reações alérgicas alimentares, inalatórias ou medicamentosas. É um teste bem sensível e que também pode ser utilizado para saber se o paciente já recebeu determinadas vacinas.
EXAME DE SANGUE
Esse teste é usado nos casos em que a pessoa já apresentou uma reação severa anteriormente ou quando todos os outros exames não apresentaram resultados conclusivos.